Nenhum a Menos – Filme

images (1)

Uma garota de apenas 13 anos chamada Wei, chega a um vilarejo no interior da China para substituir o antigo professor  que precisa fazer uma viagem para visitar sua mãe que está muito doente, mas antes disso ele deixa bem claro sobre o valor do giz, e que quando voltasse não deveria ter nem um aluno a menos.

A jovem professora mesmo sem experiência e com pouco conhecimento tenta lidar com as dificuldades em sala, a jovem revela ter persistência e uma fibra imensa. A primeira cena que nos marca é quando é achado o diário de uma aluna revoltada com o desperdício do giz. A segunda foi quando um aluno Zhang Huike tem que abandonar as aulas e ir para a cidade trabalhar, porque a sua mãe está doente e endividada. Mesmo sendo o pior aluno da classe a professora resolve deixar todos os alunos e ir em busca dele. Mas para isso ela precisaria de dinheiro, entretanto mesmo com todas as dificuldades e as crianças sendo quase miseráveis esvaziaram os bolsos para ajudá-la, tentando assim solucionar o problema. E após horas de conversa surge uma grande idéia de uma pequena criança, seria a de carregar tijolos, e assim eles começaram o trabalho praticamente como escravos para conseguir então o dinheiro necessário. Após horas de trabalho conseguiram o suposto dinheiro, ao chegar à estação a pequena Wei descobre que mesmo com todo o dinheiro que haviam conseguido não era o bastante, decidindo então embarcar clandestina no ônibus, sendo descoberta ao longo da viagem foi jogada então para fora, seguindo a pé por horas com muitas emoções e desafios. Chegando à cidade ela se sente perdida em meio ao caos, Wei fez várias tentativas de encontrar seu aluno: encontrou uma garota que pouco se importava com o destino do menino, fez cartazes e por fim vai ao estúdio de televisão. A professora quase virou pedinte como o garoto.

Através de um programa de televisão a menina finalmente achou o garoto e com isso houve um grande número de donativos para o vilarejo. O programa levou os dois, junto com os donativos para o vilarejo, o garoto relatou ao programa que a pior coisa que passou foi ter que implorar por um prato de comida.

Este filme foi protagonizado por atores amadores, com as falas, principalmente das crianças, improvisadas, realçando a realidade, que muitas vezes é apenas a tradução da própria existência dos intérpretes. O resultado foi tão bem sucedido que foi considerado o melhor filme do ano no festival de Veneza de 1999 e vencedor do Leão de Ouro de melhor filme. Outra curiosidade é que os ambientes onde foram feitas as filmagens também eram reais, o vilarejo, a escola Shuiquan e a cidade.

Ficha Técnica

Título Original: Yige dou buneng shao
País de Origem: China
Ano: 1998/1999 (DVD)
Duração: 106min
Diretor: Zhang Yimou
Elenco: Wei Minzhi, Zhang Huike, Tian Zhenda, Gao Enman
Distribuidora: Columbia Tristar Film.

Anúncios

O que achou?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s